Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ilhas Malvinas

Ilhas Malvinas podem ter o mesmo destino que a lenda de Atlântida, afirmam geólogos

Estudo divulgado aponta que os tsunamis e deslizamentos de terra no Atlântico podem acontecer daqui milhões de anos

Paola Churchill Publicado em 19/03/2020, às 10h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de como seria Atlântida no fundo do mar - Divulgação
Imagem de como seria Atlântida no fundo do mar - Divulgação

De acordo com estudos divulgados pela Universidade Heriot-Watt, Reino Unido, as Ilhas Malvinas que estão  localizado no lado sul do Atlântico. Nas lendas, essa seria supostamente a mesma localização que onde no passado existiu a cidade de Atlântida. Essa região, era muito comum acontecer grandes tsunamis, e este fenômeno pode voltar a ocorrer.

A pesquisa aponta que o arquipélago está localizado em um ambiente com muitas correntes marinhas, além de ser muito suscetível a deslizamentos de terra, essa junção de fatores, faz que as Malvinas sejam uma forte candidata a ter o mesmo destino que a ilha da lenda.

Os especialistas fizeram uma simulação computadorizada de como esse desastre poderia se formar.As imagens revelam um enorme volume de lama, areia e blocos de pedras despencando até o fundo do oceano.

O deslocamento de sedimentos, inclusive, seria capaz de enterrar uma cidade do tamanho de Edimburgo, 400 metros abaixo dos resquícios. Todavia, esse tipo de catástrofe só ocorre uma vez a cada um milhão de anos.