Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Família Real Britânica

Por decisão unânime, príncipe Andrew perde mais um título

O filho da rainha Elizabeth II tem o nome envolvido em escândalo sexual; entenda

Penélope Coelho Publicado em 29/04/2022, às 08h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do Príncipe Andrew - Getty Images
Fotografia do Príncipe Andrew - Getty Images

Foi divulgada na última quinta-feira, 28, a informação de que o príncipe Andrew — filho da rainha Elizabeth II— perdeu o título honorífico que havia sido concedido a ele pela cidade de York, localizada na Inglaterra.

A decisão acontece pelo envolvimento de Andrew, de 62 anos, em um escândalo de abuso sexual. A norte-americana Virginia Giuffre processou o príncipe afirmando que foi vítima de abuso sexual, quando ainda era menor de idade. Ambos entraram em um acordo judicial. 

A decisão

De acordo com informações publicadas pelo portal de notícias g1, uma votação realizada por conselheiros da cidade decidiu de maneira unânime que o filho da rainha deveria perder a distinção de 'Freedom of the City of York', que recebeu no ano de 1987.

Em entrevista para a agência de notícias AFP, moradores de York disseram que a relação do príncipe com a região é uma vergonha para a população local. Segundo revelado na reportagem, o título em questão é simbólico e remete à década de 1920, usado por ‘homens livres’ que na época controlavam o comércio na região.

Sabe-se que desde janeiro deste ano, o príncipe foi oficialmente privado da utilização de suas funções reais e também não pode mais ser chamado de ‘Sua Alteza Real’.