Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bolsonaro

Por informações falsas, YouTube deleta live de Bolsonaro

Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro recebeu um suposto “especialista em dados” que apontou “indícios” de fraude nas urnas eletrônicas

Redação Publicado em 19/07/2022, às 16h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O presidente Jair Bolsonaro - Getty Images
O presidente Jair Bolsonaro - Getty Images

Por conta de informações falsas, uma live do presidente Jair Bolsonaro foi retirada do ar no YouTube nesta terça-feira, 19. O vídeo em questão foi transmitido ao vivo no dia 29 de julho do ano passado. 

Nele, Bolsonaro fez ataques às urnas eletrônicas. Segundo a plataforma, as falas do presidente se enquadram como "um dos exemplos do que não permitimos de acordo com nossa política contra desinformação em eleições".

"As Diretrizes da Comunidade do YouTube estabelecem regras que devem ser seguidas por todos os usuários da plataforma. Temos trabalhado para manter nossas políticas e sistemas atualizados de forma a dar visibilidade a conteúdo confiável e reduzir a disseminação de informações enganosas, permitindo, ao mesmo tempo, a realização do debate político", continuou o YouTube em nota. 

Desde março de 2022, removemos conteúdo com alegações falsas de que as urnas eletrônicas brasileiras foram hackeadas na eleição presidencial de 2018 e de que os votos foram adulterados. Esse é um dos exemplos do que não permitimos de acordo com nossa política contra desinformação em eleições”, encerra. 

A live polêmica

Segundo a Reuters, quando a live foi ao ar, Bolsonaro recebeu um suposto “especialista em dados” que apontou “indícios” de que era possível fraudar o resultado das urnas eletrônicas. Entretanto, nem naquela oportunidade e nem posteriormente o presidente foi capaz de provar tal acusação. Depois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também desmentiu os supostos “indícios”.

Apesar de toda a situação, a descrença no processo eleitoral brasileiro é algo recorrente nas falas de Bolsonaro; um caso mais recente aconteceu na última segunda-feira, 18, quando o mandatário brasileiro se encontrou com embaixadores estrangeiros.