Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dom Luiz de Orleans e Bragança

Por morte de Dom Luiz de Orleans e Bragança, Bolsonaro decreta luto oficial

Dom Luiz de Orleans e Bragança, bisneto da princesa Isabel, faleceu ontem, 15, aos 86 anos

Fabio Previdelli Publicado em 16/07/2022, às 12h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O presidente Jair Bolsonaro e Dom Luiz de Orleans e Bragança - Getty Images e Divulgação/Casa Imperial
O presidente Jair Bolsonaro e Dom Luiz de Orleans e Bragança - Getty Images e Divulgação/Casa Imperial

Em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), publicado na noite da última sexta-feira, 15, o presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial de um dia pela morte de Dom Luiz de Orleans e Bragança, bisneto da princesa Isabel, que faleceu ontem aos 86 anos. 

O decreto, segundo informações da Agência Estado, tratou Orleans e Bragança como "chefe da Casa Imperial do Brasil". Antes do luto oficial, Bolsonaro havia lamentado a morte de Dom Luiz em transmissão ao vivo em suas redes sociais.

A morte de Dom Luiz de Orleans e Bragança

Dom Luiz de Orleans e Bragança, bisneto da princesa Isabel e chefe da Casa Imperial do Brasil, faleceu nesta sexta-feira, 15, aos 84 anos de idade em São Paulo. Ele era o primeiro na linha de sucessão do extinto trono da família imperial brasileira. 

A informação foi passada pelos descendentes da família imperial através de uma nota divulgada no site oficial da Casa Imperial. No comunicado, é enfatizado que Dom Bertrand de Orleans e Bragança o sucede como chefe da Casa Imperial do Brasil. 

"Cumprimos o doloroso dever de comunicar o falecimento de Sua Alteza Imperial e Real o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, que, hoje, dia 15 de julho de 2022, na cidade de São Paulo, aos 84 anos de idade, confortado com os Sacramentos da Santa Igreja e a Bênção Apostólica, Deus Nosso Senhor teve por bem chamar a Si", começa o comunicado. 

Também é relembrada a trajetória de Dom Luiz, que era filho do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança. Ele nasceu no dia 6 de junho do ano de 1938 na França.

"O falecido era o primogênito do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil a partir de 1921, e da Princesa Dona Maria da Baviera, tendo nascido no Exílio, a 6 de junho de 1938, em Mandelieu-la-Napoule (França). Pelo falecimento de seu Pai, a 5 de julho de 1981, sucedeu-o na Chefia da Casa Imperial, como legítimo sucessor dinástico de seus maiores, os Imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II e a Princesa Dona Isabel", comunica a nota.

Alzheimer

Conforme divulgado pela secretaria da Casa Imperial do Brasil, o estado de saúde de Dom Luiz de Orleans e Bragança foi considerado irreversível pelos médicos.

Ele, que era bisneto da princesa Isabel, estava internado desde o dia 10 de junho no Hospital Santa Catarina, em São Paulo. Durante a internação, ele teve duas passagens pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O descendente dos Orleans e Bragança teve poliomielite na infância e fora diagnosticado com Alzheimer recentemente.