Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

Por voto popular, cidade nos EUA decide barrar homenagem a Martin Luther King

Moradores do Kansas chegaram a alegar que o nome do pastor que lutou pelos direitos civis acabava com a identidade da região

André Nogueira Publicado em 07/11/2019, às 10h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dr. Martin Luther King, um dos principais defensores das pautas dos direitos civil dos negros nos EUA - Domínio Público
Dr. Martin Luther King, um dos principais defensores das pautas dos direitos civil dos negros nos EUA - Domínio Público

Com larga vantagem, eleitores da cidade do Kansas, Missouri, decidiram retirar o nome de Martin Luther King de sua entrada principal, pouco depois de um mês que o local recebeu a homenagem. Foram quase 70% dos votos a favor da mudança.

A decisão após manifestações de insatisfação alegando que os moradores não tinham sido plenamente consultados para a modificação no nome da avenida, que chamava The Passeo. Alguns disseram que o bairro estava perdendo a identidade.

A mudança para o nome de King foi incentivada pela Conferência de Liderança Cristã do Sul, que foi fundada pelo militante negro. Segundo a instituição, essa mudança seria positiva para as crianças negras do Kansas que possuem pouco na infância.

Mais de mil ruas no mundo chamam "Martin Luther King" / Crédito: Getty Images

De acordo com os que queriam o retorno do nome original, o legado do Dr. King é respeitável, mas os procedimentos para a mudança do nome teriam sido arbitrários e verticais.

"Ouvi esmagadoramente dos meus eleitores que eles não queriam", disse a vereadora Alissia Canady à BBC. "Havia proprietários afro-americanos que não concordavam com essa maneira de homenagear o Dr. King".