Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Família Real Britânica

O que faria com que a ascensão de William ao trono fosse diferente dos demais?

O herdeiro possui uma diferença fundamental em relação aos seus antecessores

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 21/11/2021, às 09h00 - Atualizado em 27/04/2022, às 15h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Príncipe William em fotografia de 2021 - Getty Images
Príncipe William em fotografia de 2021 - Getty Images

Elizabeth IIpossui atualmente 96 anos de idade. Ela subiu ao trono quando tinha apenas 25 anos, e suas muitas décadas no cargo são inclusive um recorde na história da monarquia britânica: nenhum outro governante possuiu a coroa real por tanto tempo. 

Após a morte de seu marido, o Príncipe Philip, no primeiro semestre de 2021, aos 99 anos, a saúde da Rainha da Inglaterra tem causado uma preocupação crescente tanto dos seus súditos quanto dos médicos. 

Seja por conta de sua saúde fragilizada pela idade avançada ou pela possibilidade de passar a coroa para frente, a questão da sucessão da monarquia britânica tem chamado atenção do Reino Unido e do mundo nos últimos meses. 

Última aparição pública da Rainha, em que sua aparência abatida chamou atenção / Crédito: Divulgação/ Instagram/The Royal Family

O herdeiro imediato que subiria como soberano após Elizabeth seria seu filho mais velho, o Príncipe Charles, que tem atualmente 73 anos. Depois dele, vem o Príncipe William. 

O que muitos não sabem, porém, é que, na vez do Duque de Cambridge, não é apenas a idade do soberano que irá mudar, mas também sua linhagem sanguínea, conforme análises trazidas à superfície por Robert Jobson, um especialista na monarquia britânica que teve palavras repercutidas pelo Express.uk. 

Descendência

Embora a coroa venha do lado de seu pai da família, neste caso, o lado relevante para a discussão é o da sua mãe, Diana Spencer. Longe de ser 'plebeia', ela também vinha de uma linhagem nobre, de sangue azul. 

Para entender esse contexto, é necessário voltar no tempo até a época do Rei Charles II, que morreu sem deixar nenhum herdeiro legítimo. Quando faleceu, quem o substituiu foi o irmão, que se tornou o Rei James II

"Diana, princesa de Gales, descendia de dois filhos ilegítimos de Charles II; Henry Fitzroy, primeiro duque de Grafton e Charles Lennox, primeiro duque de Richmond", explicou o especialista. "Isso significa que quando o Príncipe William ascender ao trono, ele se tornará o primeiro descendente de sangue de Charles II a fazê-lo."

O detalhe, porém, é que esse primeiro soberano pode não ter produzido possíveis sucessores para continuar sua linhagem real, porém teve uma série de filhos ilegítimos, isto é, com outras mulheres.

E, de forma curiosa, Diana era uma das parentes distantes desses rebentos bastardos. Assim, quando William se tornar Rei da Inglaterra, ele será o primeiro soberano com o sangue do Rei Charles II a assumir o trono, mais de 300 anos depois. 

Fotografia de Príncipe William / Crédito: Getty Images

"Acho interessante como o príncipe William será o rei britânico que terá ancestrais diretos de Stuart e de Hanover... assim como o referendo da independência escocesa está de volta à agenda. Ele terá os laços de sangue diretos com os Monarcas Escoceses também", explicou ainda Robert Jobson, repercutido pelo Express.

De acordo com o pesquisador, esse parentesco maior de seu monarca pode inclusive melhorar as relações do Reino Unido com a Escócia. 


+Saiba mais sobre a Família Real Britânica em grandes obras disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W