Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Afeganistão

Porta-voz diz que Talibã quer manter 'boas relações com os Estados Unidos'

Última tropa americana deixou o país na noite de ontem, 30

Fabio Previdelli Publicado em 31/08/2021, às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tropas americanas deixando o Afeganistão - Getty Images
Tropas americanas deixando o Afeganistão - Getty Images

Como relatado mais cedo pela equipe do site do Aventuras na História, após os norte-americanos concluírem a retiradas de tropas do Afeganistão, um porta-voz do Talibã concedeu uma entrevista coletiva no aeroporto internacional de Cabul. 

"Felicitações ao Afeganistão [...] Esta vitória pertence a todos nós [...] Esta é uma grande lição para outros invasores e para nossas futuras gerações. Também é uma lição para o mundo [...] É um dia histórico, um momento histórico e estamos muito orgulhosos", disse Zabihullah Mujahid

Apesar da fala de celebração, o porta-voz da facção fundamentalista afirmou que o grupo pretende manter “boas relações com os Estados Unidos e com o mundo” 

“Saudamos boas relações diplomáticas com todos”, completou Mujahid.

Segundo informou a Folha de S. Paulo, às 23h59 do horário local (16h29 de Brasília), de ontem, 30, o último avião americano decolou do país asiático. Desde 14 agosto, um dia antes de o Talibã tomar a capital do Afeganistão, cerca de 122 mil pessoas foram evacuadas.