Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Porto antigo é encontrado submerso na costa da Croácia

A estrutura é mais antiga do que os famosos portos do Império Romano, afirmam arqueólogos da Universidade de Zadar

Alana Sousa Publicado em 11/06/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de um dos arqueólogos perto do porto - Divulgação/Mato Ilkić
Imagem de um dos arqueólogos perto do porto - Divulgação/Mato Ilkić

Os arqueólogos Mato Ilkić e Mate Parica, da Universidade de Zadar, revelaram a descoberta de um antigo porto submerso na costa da Croácia. O local histórico está localizado a oeste do mar de Novigrad e, pode ajudar os pesquisadores a entender o papel de comércio marítimo da Liburnia (hoje Croácia).

O porto encontrado é muito mais velho do que os conhecidos portos romanos. Esse canal de navegação era desconhecido até então, afirmam os autores da descoberta, e remontam a uma época anterior ao Império Romano. Os especialistas afirmam que a estrutura pertence ao período que engloba os anos de 371 e 199 a. C., “da fase clássica tardia e do helenismo inicial”.

Pedras retiradas do porto / Crédito: Divulgação/Mato Ilkić

“Fomos lá para mergulhar e no fundo do mar, imediatamente avistou uma estrutura apontando para um antigo porto cujos restos arqueológicos têm aproximadamente 3 metros de profundidade.Por agora, é o porto mais antigo da Liburnia, e talvez em toda a parte croata do Adriático, o que é evidenciado pela análise de radiocarbono da madeira do estrutura portuária, uma amostra da qual enviamos para Miami para testes”, disse Ilkić.

Construído com blocos de pedra e vigas de madeira, o porto tem detalhes complexos, o que aponta que a comunidade na época precisava ser organizada e financeiramente poderosa para desenvolver tamanha edificação.