Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Possível caso de variante ômicron no Brasil está sendo investigado

Um passageiro vindo da África pode ser o primeiro brasileiro carregando a nova variante

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/11/2021, às 16h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, onde o passageiro desembarcou - Wikimedia Commons
Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, onde o passageiro desembarcou - Wikimedia Commons

A variante ômicron é, atualmente, uma das maiores preocupações da comunidade internacional.

Com novas restrições de viagem e avisos da OMS, e da cúpula do G7, as nações estão investindo na proteção contra a ômicron.

A comunidade global se depara, em uma primeira avaliação, com a ameaça de uma nova variante altamente transmissível da Covid-19, que requer ações urgentes", avisou o G7.

Vindo da África do Sul, um passageiro chegou ao Brasil no sábado, 27 de novembro, e é suspeito de ser o primeiro caso da nova variante do coronavírus em território brasileiro. 

O indivíduo fez um teste PCR, que utiliza um cotonete para coletar amostra da boca ou nariz, 72 horas antes de embarcar para o Brasil, que deu resultado negativo, no entanto, um novo exame tirado ao chegar no Aeroporto de Guarulhos, na capital paulista, retornou positivo para a doença. 

Com os novos resultados, a amostra foi levada ao Instituto Adolfo Lutz, porém, é possível que não seja possível identificar a nova variante no paciente, mesmo que esteja mesmo infectado com a ômicron. As informações são do portal Yahoo News.

Isto acontece devido ao fato de que o passageiro apresenta uma carga viral muito baixa e, com pouca presença do vírus no seu organismo, faz com que a identificação de qual variante o infectou seja algo difícil.