Notícias » Arqueologia

Possível naufrágio do século 19 é revelado nos Estados Unidos

Uma tempestade tropical fez com que tábuas de madeira aparecessem em dunas de areia em uma praia na Flórida, o que pesquisadores acreditam ser um navio antigo

Isabela Barreiros Publicado em 26/11/2020, às 13h53

O possível naufrágio na Flórida, EUA
O possível naufrágio na Flórida, EUA - Divulgação - Chuck Meide/LAMP

No começo deste mês, a tempestade tropical de nome Eta foi responsável por revirar a Flórida, nos Estados Unidos. Com isso, uma descoberta arqueológica impressionante surgiu da areia da costa de Saint Augustine: um naufrágio muito antigo.

O banhista Mark O'Donoghue observou pedaços de madeira saindo das dunas e, rapidamente, convocou especialistas para que eles pudessem analisar os destroços encontrados. Segundo o Programa Arqueológico Marítimo do Farol de St. Augustine, é muito possível que aquilo seja um naufrágio do século 19.

Os pesquisadores acreditam que, mais especificamente, aquele seja o naufrágio do Caroline Eddy, um importante navio mercante dos Estados Unidos. Ele provavelmente data da década de 1800. Ainda falta a confirmação para tal hipótese. 

"Tudo o que vimos nele até agora se encaixa nessa hipótese: tábuas de madeira, vigas de madeira, fechos de ferro. Eles se parecem bastante com outros navios de 1800 que vimos”, afirmou Chuck Meide, diretor do Programa Arqueológico Marítimo do Farol de St. Augustine.

Sobre arqueologia

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas. 


+ Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W