Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Possível túmulo viking é encontrado embaixo de casa norueguesa

Foram descobertos ainda um machado e uma pérola de vidro que remontam a 950 e 1050 d.C.

Isabela Barreiros Publicado em 30/05/2020, às 09h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A descoberta que pode ser um túmulo viking - Conselho do condado de Nordland
A descoberta que pode ser um túmulo viking - Conselho do condado de Nordland

Enquanto estava abrindo o solo da casa, para instalar o isolamento, um casal descobriu que talvez sua residência estivesse sobre uma descoberta arqueológica. Eles encontraram contas de vidro e um machado. Quando chamaram especialistas para observar o local, estes começaram a pensar que se tratava de um túmulo viking.

"Só mais tarde percebemos o que poderia ser. Primeiro pensamos que era a roda de um carro de brinquedo”, disse Mariann Kristiansen. Eles moram na cidade de Seivåg, próximo à comuna norueguesa de Bodø.

O arqueólogo Martinus Hauglid, do Governo do condado de Nordland, foi o responsável por observar o achado. Na última segunda feira, 25, ele foi até a casa e analisou que aquilo não se parecia com nenhum túmulo já encontrado que remontasse à Idade do Ferro ou ao período viking na região.

A pérola de vidro azul escuro encontrada / Crédito: Conselho do condado de Nordland

"Foi encontrado sob pedras que provavelmente representam um marco sobre túmulos. Encontramos um machado datado entre 950 d.C e 1050 d.C. e uma pérola de vidro azul escuro, também do final do período Viking", explicou Hauglid.

O pesquisador ficou intrigado com a descoberta, ele disse: “nunca ouvi falar de algo assim e estou no mercado há quase 30 anos". "Eles fizeram um trabalho magnífico, relataram que o uso seria assim que suspeitassem que era algo antigo”, concluiu.

A casa foi construída pelo bisavô de Mariann Kristiansen, em 1914. Ela afirma, no entanto, que nenhum de seus familiares havia mencionado uma sepultura viking no subsolo da residência.