Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Preço do pão aumentará por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, entenda!

Uma série de produtos alimentícios serão afetados pelo conflito

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 15/03/2022, às 11h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia ilustrativa de pães - Divulgação/ Pixabay/ wuzefe
Fotografia ilustrativa de pães - Divulgação/ Pixabay/ wuzefe

Os impactos do conflito militar iniciado pela Rússia contra a Ucrânia, que já dura 20 dias, tem reverberado através da economia mundial. Aqui no Brasil, além do aumento do preço da gasolina, os produtos derivados de trigo (tais como massas, pães, bolos e outros) também serão afetados durante as próximas semanas. 

O anúncio pouco animador foi feito pela Abimapi, que é a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, na última segunda-feira, 15. 

"A Rússia é o maior exportador de trigo do mundo e tem sido afetado economicamente pelo conflito com a Ucrânia — juntos, os dois países respondem, em média, por 30% das exportações mundiais de trigo", explicou a organização através de um comunicado repercutido pelo UOL. 

Mais da metade do trigo que abastece o mercado brasileiro, por sua vez, vem de importações, de forma que a queda da quantidade do alimento a níveis globais causará uma inevitável elevação no valor de suas próximas safras. 

"Nas massas, em média, 70% do custo é de farinha. Nos biscoitos, o peso é de 30%, e nos pães e bolos industrializados, de 60%", relatou ainda a Abimap.