Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Prefeitura de Paris anuncia que pretende reabrir a cripta de Notre-Dame no mês que vem

A principal catedral parisiense pegou fogo no ano passado e seus destroços estão passando por um processo de descontaminação do chumbo

André Nogueira Publicado em 24/02/2020, às 07h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cripta de Notre-Dame - Wikimedia Commons
Cripta de Notre-Dame - Wikimedia Commons

A presidente da Câmara Municipal de Paris, equivalente a prefeita, Anne Hidalgo, anunciou que a cripta da Catedral de Notre Dame deve estar preparada para voltar a receber visitas como local turístico no próximo mês de março. O local estava fechado por falta de condições e índices alarmantes de chumbo após o incêndio ocorrido na Igreja em abril de 2019.

"Esta cripta será reaberta no final de março. Obviamente, com a condição de que o local esteja limpo", afirmou em pronunciamento à Assembleia Nacional Karen Taieb, que é assistente de patrimônio do município. Completando sua fala, o vice-prefeito Emmanuel Grégoire colocou: "Se tudo correr bem, esperamos a abertura do pátio, provavelmente parcial. Primeiro será necessário aplicar a resina e fazer testes de validação". O político faz referência a um procedimento de remoção das últimas partículas de chumbo do local através de um produto.

A prefeita ainda relatou que pretende fazer uma consulta pública entre os cidadãos para conferir o que será feito com os entornos da antiga catedral. Taieb declarou que a nova praça em abertura deverá "ser objeto de uma reflexão extremamente ampla com os habitantes parisienses.

O presidente francês Emmanuel Macron não deu grandes pronunciamentos sobre o caso, apenas see reservando a estipular um prazo de cinco anos para a reabertura completa da igreja. "Não temos os diagnósticos, a alvenaria, não sabemos em que estado está".