Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Prêmio 'Descobertas do Ano': Confira todos os vencedores e homenagens

Nos 18 anos da Aventuras na História, o veículo homenageia historiadores, pesquisadores, jornalistas e jovens influenciadores

Redação Publicado em 04/08/2021, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arte do prêmio 'Descobertas do Ano' - Divulgação/ Aventuras na História e Pixabay
Arte do prêmio 'Descobertas do Ano' - Divulgação/ Aventuras na História e Pixabay

Em junho de 2003, os brasileiros se depararam com uma nova proposta da Editora
Abril. Instigando a leitura dos amantes de pautas científicas, a Aventuras na História saiu de uma edição especial da editora para um título único, que, em páginas vibrantes, apresentava biografias de personagens que marcaram o mundo, curiosidades gerais e momentos que moldaram tudo que cerca o ser humano nos dias atuais, afinal, como entoava o grande músico Cazuza: ‘Eu vejo o futuro repetir o passado. Eu vejo um museu de grandes novidades’.

Resgatando histórias e memórias, a AH – apelido carinhosamente dado pelos fiéis leitores – ganhou espaço nas bancas de jornais e conquistou os brasileiros de norte a sul e de leste a oeste do país.

Já no ano de 2014, após uma mudança editorial, o título foi adquirido pela Editora Caras, que enriqueceu ainda mais a marca, resultando atualmente em exatos 18 anos de um conteúdo que leva conhecimento e aprendizado para jovens e
adultos.

A data especial coincide com tempos sombrios. Em meio à pandemia global do Coronavírus, uma das maiores crises sanitárias vivenciadas ao redor do mundo, historiadores e cientistas encontram a desinformação como maior obstáculo.

Diariamente, pesquisas que analisam o passado e o presente são colocadas em xeque. As correntes transmitidas pelo aplicativo WhatsApp, sem qualquer rigor, tomam o espaço de profissionais que se dedicam noite e dia para conseguir desvendar dúvidas que elucidam o passado e o presente.

Diante do tétrico cenário que marca a nossa vida, a AH digital lançou a premiação ‘Descobertas do Ano’ no mês de julho de 2021.

Com o objetivo de dar visibilidade a esses profissionais, o evento premia hoje historiadores, pesquisadores, jornalistas e jovens influenciadores que usam o seu espaço na internet para educar, informar e alertar as próximas gerações. 

Abaixo, você confere os resultados escolhidos pelo público que acompanha a Aventuras na História.