Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Argentina

Presidente da Argentina propõe mudança de capital

Essa não é a primeira vez que políticos sugerem que Buenos Aires deixe de ser a capital do país; entenda

Penélope Coelho Publicado em 16/12/2021, às 14h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Buenos Aires, capital da Argentina - Getty Images
Buenos Aires, capital da Argentina - Getty Images

Na última quarta-feira, 15, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, sugeriu que Buenos Aires deveria deixar de ser a capital do país. A justificativa seria reduzir as desigualdades de desenvolvimento territorial.

"Todos os dias penso se a capital da Argentina não deveria estar em um lugar diferente de Buenos Aires, para dar a ela todo o potencial que uma cidade capital gera em qualquer país", afirmou o político, em evento realizado na cidade argentina de Monteros.

Segundo informações da agência de notícias RFI, ao falar a respeito da questão, o presidente não deu uma sugestão de para qual lugar a capital deveria ser transferida, mas, pontuou a necessidade.

"Não seria a hora de começarmos a aceitar estes desafios e a pensar em como fazer isso enquanto sociedade?", questionou Alberto.

De acordo com a reportagem, essa não é a primeira vez que uma sugestão de troca de capital é colocada em pauta na Argentina. A descentralização do poder no país já é discutida há décadas.

Em 1986, o então presidente, Raúl Alfonsín, tentou colocar em prática um projeto para que a capital passasse para a cidade de Viedma, mas, não obteve sucesso. No ano de 2014, o deputado opositor, Alberto Asseff, também criou projeto de lei para mudança que não avançou.