Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Presidente da China sabia sobre o coronavírus semanas antes do surto ser reconhecido

De acordo com documento divulgado pelo Partido Comunista da China, Xi Jinping tinha informações sobre casos da doença desde 7 de janeiro

Fabio Previdelli Publicado em 17/02/2020, às 17h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto de Xi Jinping - Getty Images
Foto de Xi Jinping - Getty Images

Xi Jinping, presidente da China, sabia sobre as infecções do coronavírus duas semanas antes das autoridades do país reconhecerem o surto. Segundo documento divulgado pelo Partido Comunista da China, o primeiro pronunciamento público de Xi sobre a crise ocorreu em 20 de janeiro, no entanto, ele já sabia sobre o caso desde o sétimo dia daquele mês.

De início, o partido divulgo as informações com a intenção de mostrar que ele cuidava pessoalmente das ações contra a epidemia, porém, a notícia pegou o resto do mundo de surpresa.

Segundo o colunista James Griffiths, da rede americana CNN: “A revelação levanta questões sobre se foi o governo central, e não as autoridades de Hubei, que hesitaram em agir, permitindo que o vírus se espalhasse pelo país e, eventualmente, pelo mundo”.

O documento publicado pelo jornal Qiushi, periódico oficial do Partido Comunista, informou que o presidente "emitiu requisitos para a prevenção e controle do novo coronavírus” durante uma reunião do Comitê Permanente do Politburo — o órgão decisório mais poderoso da China — em 7 de janeiro.

Os últimos dados divulgados sobre a epidemia revelam que o coronavírus já deixou quase 1.800 mortos e infectou outras 70 mil pessoas na China. A cidade de Wuhan é o principal epicentro de contágio.