Notícias » França

Presidente da França, Emmanuel Macron é diagnosticado com novo coronavírus

O presidente sentia os sintomas desde o encontro na União Europeia e havia se encontrado com líderes políticos nessa semana

Wallacy Ferrari Publicado em 17/12/2020, às 07h46

Emmanuel Macron em palanque durante discurso em 2018
Emmanuel Macron em palanque durante discurso em 2018 - Wikimedia Commons

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na manhã desta quinta-feira, 17, que testou positivo para a infecção do novo coronavírus, como informou em comunicado oficial: "O Presidente da República foi diagnosticado positivo para covid-19 hoje. Este diagnóstico foi feito após um teste de PCR realizado no início dos primeiros sintomas".

Macron tem 42 anos e não pertence ao grupo de risco, mas ficará isolado durante os sete dias seguintes ao comunicado, trabalhando em casa. O comunicado, no entanto, não revela se a primeira-dama Brigitte Macron, 25 anos mais velha, também foi diagnosticada com covid-19.

Nos últimos dias, o presidente se encontrou com diversos líderes políticos; ontem, esteve com Antonio Costa, primeiro ministro de Portugal, e de acordo com o jornal francês Le Monde, com o primeiro-ministro da França, Jean Castex. Ambos se isolaram após o contato com o político.

Macron manifestava os sintomas desde a semana passada, quando viajou a Bruxelas, na Bélgica, para participar da cúpula da União Europeia. Outros líderes políticos já contraíram a doença, como o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, o presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro britânico Boris Johnson.