Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Presidente de Belarus acusa Ocidente de culpar Putin por tudo

O político fez o comentário diretamente para o líder do Kremlin, que concordou com a perspectiva

Redação Publicado em 23/05/2022, às 16h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vladimir Putin, presidente da Rússia - Getty Images
Vladimir Putin, presidente da Rússia - Getty Images

Durante um encontro entre Vladimir Putin e Alexander Lukashenko, presidente de Belarus, um país aliado da Rússia, os líderes comentaram a respeito da situação econômica global. 

A reunião, que foi transmitida pela televisão, incluiu uma brincadeira por parte dos políticos de que os países do Ocidente estariam culpando o líder do Kremlin por todos os seus problemas. 

Na economia, os agradecimentos são realmente a eles (no Ocidente), pois eles nos deram um grande impulso para nosso próprio desenvolvimento. O que está acontecendo lá é que eles realmente subestimaram isso ao ler sua própria mídia. Eles têm inflação, mas a verdade é 'Putin é o culpado', 'Putin é o culpado por tudo'", apontou Lukashenko, conforme repercutido pelo UOL. 

O presidente russo concordou com a afirmação. "Teremos uma conversa séria com eles", disse com um sorriso. 

Crise

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, houve inúmeros esforços de isolamento econômico por parte do mundo em relação à nação invasora a fim de desencorajar a continuidade do conflito. 

As medidas, que ainda não foram bem-sucedidas em pôr um ponto final à guerra, infelizmente desencadearam uma série de aumentos de preços. O petróleo e gás natural foram afetados, assim como produtos relacionados ao mercado alimentício, como óleo de cozinha e fertilizantes. 

No fim de março, a ONU também acusou o governo russo de abrir caminho para uma "crise mundial alimentícia" ao iniciar um conflito militar que compromete os recursos de duas nações produtoras de grãos.