Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Portugal

Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, é reeleito

As eleições no país aconteceram em meio ao confinamento causado pela pandemia do novo coronavírus. Confira!

Penélope Coelho Publicado em 25/01/2021, às 08h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto do presidente Marcelo Rebelo de Sousa - Wikimedia Commons
Foto do presidente Marcelo Rebelo de Sousa - Wikimedia Commons

De acordo com informações publicadas na noite do último domingo, 24, pela agência de notícias AFP, a população de Portugal elegeu novamente Marcelo Rebelo de Sousa, como presidente do país. As eleições presidenciais portuguesas foram marcadas pelo confinamento imposto em decorrência da pandemia do novo coronavírus. As informações foram divulgadas pelo UOL.

Segundo revelado na publicação, após a contagem de 98,8% dos votos, o ex-professor de direito, de 72 anos, já obtinha cerca de 61,3% na votação. Com a ex-deputada, Ana Gomes, com 12,5% dos votos na segunda posição.

Os habitantes do país estão submetidos a um confinamento geral, devido ao aumento de casos de Covid-19, por isso, os analistas já esperavam um alto número de abstenção. De acordo com a reportagem, as eleições de 2021 marcaram um novo recorde de abstenções com 61,6%. Até então, o nível mais alto havia sido atingido em 1974.

Sobre a Covid-19

De acordo com as últimas informações divulgadas pelos órgãos de saúde, atualmente, Portugal registra 636.190 casos de pessoas infectadas pelo novo vírus, e as mortes em decorrência da doença chegam em 10.469 mil no país.  

Em 1º de dezembro de 2019, o primeiro paciente apresentava sintomas do novo coronavírus em Wuhan, epicentro da doença na China, apontou um estudo publicado na revista científica The Lancet em fevereiro deste ano.  

De lá pra cá, a doença já infectou 99.195.630 milhões de pessoas ao redor do mundo, totalizando mais de 2.129.418 milhões de mortes, sendo mais de 217 mil delas apenas no Brasil, que está no segundo lugar entre os países onde mais pessoas morrerem por complicações da Covid-19. O primeiro deles é os EUA, com mais de 419 mil.