Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Presidente dos EUA e da China discutem relação entre os países: ‘Coexistir em paz’

Apesar da cordialidade, o encontro teve um ponto de conflito

Penélope Coelho Publicado em 16/11/2021, às 10h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Biden e Xi Jinping - Divulgação/g1
Biden e Xi Jinping - Divulgação/g1

Na última segunda-feira, 15, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniu com o líder chinês, Xi Jinping, durante cúpula virtual. Na ocasião, os comandantes das maiores potências mundiais falaram sobre a relação dos países.

Sabe-se que durante o governo norte-americano anterior, o de Donald Trump (2017 -2021), a relação entre a China e os Estados Unidos entrou em colapso.

De acordo com informações publicadas pelo portal de notícias g1, na reunião virtual Biden afirmou que agora é importante que os dois países se comuniquem “de forma transparente e honesta” respeitando as “regras internacionais”.

Jinping concordou com o posicionamento do democrata e afirmou que eles devem “respeitar uns aos outros, coexistir em paz e buscar uma cooperação em que ambos ganhem”.

Segundo revelado na publicação, os líderes informaram que a atual missão agora é garantir que a competição entre os países “não se desvie para um conflito”.

Entretanto, um ponto polêmico na reunião foi a independência de Taiwan, na ocasião, o presidente da China alertou os EUA sobre apoiar o assunto.

“Essa tendência é muito perigosa e é como brincar com fogo, e quem brinca com fogo se queima”, disse Xi.