Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / País de Gales

Primeira casa de cidade no País de Gales é revelada: ‘Pistas sobre origens de Cardiff’

Mais lidas: Descoberta “lindamente decorada e preservada” lança luz sobre os primeiros habitantes da cidade

Redação Publicado em 14/07/2022, às 10h42 - Atualizado em 17/07/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pote de barro encontrado em Cardiff, no País de Gales - Divulgação/Vivian Paul Thomas
Pote de barro encontrado em Cardiff, no País de Gales - Divulgação/Vivian Paul Thomas

Arqueólogos descobriram o que pode ser a primeira casa da cidade de Cardiff, no País de Gales, durante uma escavação realizada no Parque Trelai, fornecendo informações sobre os primeiros habitantes da região.

Um pote de barro que é estimado em cerca de 3 mil anos foi desenterrado por voluntários e pesquisadores do Projeto Patrimonial Caerau and Ely Rediscovering (CAER) em meio a uma busca pelo elo perdido entre o final da Idade do Ferro e o começo do período romano.

Para o co-diretor do projeto, David Wyatt, o que eles descobriram acabou sendo “muito mais notável” e pode ajudá-lo a entender as origens da cidade. “É um desenvolvimento incrível e lança luz sobre os primeiros habitantes de Cardiff", disse.

Este é um exemplo muito bem preservado de cerâmica da Idade do Bronze e um achado significativo para o registro arqueológico da região. É uma grande oportunidade para aprendermos mais sobre a vida das pessoas que vivem no touro há cerca de 3 mil anos”, explicou o arqueólogo Tom Hicks, envolvido nas escavações.

Uma análise científica deve ser realizada em breve no pote de barro para que seja possível compreender como o artefato foi usado, além de para que ele servia e onde ele foi feito.

Descoberta notável

Estamos muito satisfeitos por estar envolvidos neste emocionante projeto arqueológico, nossos alunos adoraram aprender sobre a história que está a poucos passos de sua escola", disse o diretor da Cardiff West Community High School, Martin Hullard.

Ele acrescentou: "Este recinto pode estar nos fornecendo as primeiras pistas sobre as origens de Cardiff, o pote que foi encontrado está lindamente decorado e preservado — é extremamente raro encontrar cerâmica dessa qualidade.