Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cristianismo

Primeira catedral cristã do mundo é reconstituída

Ela foi erguida a mando do imperador romano Constantino e fica sob a Arquibasílica de São João de Latrão, na capital da Itália

Alana Sousa Publicado em 28/11/2018, às 14h12 - Atualizado às 15h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arquibasílica de São João de Latrão é a primeira catedral do mundo - Reprodução
Arquibasílica de São João de Latrão é a primeira catedral do mundo - Reprodução

A primeira catedral cristã acaba de vir à tona na forma de imagens detalhadas em 3D. O trabalho é resultado do esforço de um grupo de arqueólogos ligados ao Museu do Vaticano e às universidades de Florença, Amsterdã e Newcastle. É a primeira vez que um estudo arqueológico utiliza escaneamento a laser de uma área tão vasta, de 40 mil metros quadrados.

As ilustrações retratam o esplendor do edifício, construído no século 4, a mando de Constantino, o primeiro imperador de Roma a aderir ao cristianismo.

A catedral foi construída sobre um local estratégico, a colina Celio, que tem vista para toda a capital do império, e seus arredores. Atualmente, suas ruínas ficam abaixo da Arquibasílica de São João de Latrão, uma das mais importantes de Roma.

Arquibasílica de São João de Latrão Reprodução

Era um terreno tão importante que, ao longo do estudo, os pesquisadores perceberam que, antes da construção da igreja cristã, o local já havia abrigado uma série de outros edifícios, incluindo as residências de nobres e, posteriormente, um forte que Constantino mandou derrubar a fim de construir o templo.

Desgastada pelo tempo, a catedral foi reconstruída na década de 1650. Desde então, seu desenho original havia se perdido.