Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Primeira conversa de Biden e Xi envolveu pandemia, cooperação e críticas à repressão em Hong Kong

A Casa Branca divulgou que os dois governantes tiveram o primeiro contato desde que o presidente dos EUA tomou posse

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 11/02/2021, às 13h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joe Biden, presidente dos EUA - Getty Images
Joe Biden, presidente dos EUA - Getty Images

Pela primeira vez, desde que Joe Biden tomou posse como presidente dos EUA, em 20 de janeiro, o democrata e o dirigente chinês, Xi Jinping, conversaram pelo telefone ontem, 10. A Casa Branca divulgou o primeiro contato dos dois governantes. As informações são da Folha de S. Paulo.

Além de esta ser a conversa inicial entre os dois políticos, é também a primeira vez que Xi tem contato com um mandatário americano. A última vez que isso aconteceu foi apenas em março do ano passado.

Segundo comunicado da Casa Branca, os dois "trocaram opiniões sobre o combate à pandemia de Covid-19 e os desafios comuns de segurança sanitária global, mudança climática e prevenção da proliferação de armas". 

A nota também informou que o presidente dos EUA "ressalta suas preocupações fundamentais sobre as práticas, primárias, coercitivas e injustas de Pequim, a repressão em Hong Kong , os abusos de direitos humanos em Xinjiang e as ações cada vez mais assertivas na região, inclusive em relação a Taiwan”.

Essa questão foi respondida por Xi. De acordo com a TV estatal chinesa, o mandatário chinês afirmou que espera que esse conflito seja resolvido de maneira construtiva e que os EUA tenham cautela em relação a essas questões.

O presidente da China também disse que os dois países devem cooperar entre si, pois um confronto entre eles seria um desastre para ambos. Por isso, Xi demonstrou a esperança de manter diálogo entre China e Estados Unidos.