Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coronavírus

‘Primeira fase’ de ensaio de vacina contra coronavírus é iniciada no Irã

De acordo com a rede de televisão oficial do país, a vacina foi injetada em três voluntários ontem, 29

Isabela Barreiros Publicado em 30/12/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de vacina - Pexels
Imagem ilustrativa de vacina - Pexels

Ontem, 29, a rede de televisão estatal do país anunciou o começo dos ensaios clínicos da primeira vacina desenvolvida no país contra o novo coronavírus. A divulgação do evento foi feita por meio de imagens de pessoas recebendo doses da vacina transmitidas pela televisão oficial. 

A imprensa iraniana informou: "a primeira vacina contra o coronavírus, desenvolvida por pesquisadores iranianos, foi revelada quando foi injetada em três pessoas". Os voluntários foram dois homens e uma mulher, que foram injetados com a dose na última terça.

No vídeo, eles estavam acompanhados do ministro da Saúde, Said Namaki, e do vice-presidente da Ciência e Tecnologia, Sorena Sattari

De acordo com o site da televisão estatal Iribnews, mais 56 voluntários receberão duas doses da vacina, separadas por duas semanas. Após 28 dias da administração das vacinas, os resultados da pesquisa serão conhecidos e revelados ao público. 

Essa vacina foi financiada pelo conglomerado econômico estatal Execução da Ordem do imã Khomeini (Eiko), muito importante no país. A única mulher voluntária, que recebeu uma das doses, é a filha do presidente da instituição, e os outros dois homens são funcionários importantes do conglomerado.

O Irã foi especialmente afetado pela pandemia de covid-19 na região do Oriente Médio. De acordo com dados do Ministério da Saúde do país, pelo menos 1,2 milhão de pessoas foram infectadas com o novo coronavírus e 55 mil morreram em decorrência da doença.