Notícias » Espaço

Histórico: Primeira mulher árabe é selecionada para treinamento na NASA

Nora Al Matrooshi, de 27 anos, que é engenheira mecânica, foi escolhida entre 4 mil candidatos

Fabio Previdelli Publicado em 13/04/2021, às 11h10

Nora Al Matrooshi
Nora Al Matrooshi - Divulgação/ Mohammed Bin Rashid Space Centre

Em fevereiro desse ano, o lançamento da sonda Al Amal (ou 'Hope', em inglês) fez com que o programa espacial dos Emirados Árabes Unidos deixasse de ser apenas uma esperança e se tornasse um sonho concreto.  

A Al Amal, que chegou na órbita de Marte no mesmo período que naves americanas e chinesas, foi motivo de muito orgulho para um país que até pouco anos atrás não tinha uma participação relevante nessa área, como destaca matéria da Veja. 

Agora, ainda mais, os Emirados Árabes seguem quebrando paradigmas, afinal, desta vez, eles acabam de anunciar que uma mulher foi escolhida para fazer parte do próximo grupo de astronautas que passarão um período de testes na NASA, o que pode culminar com suas participações em missões na Estação Espacial Internacional (ISS). 

Assim, Nora Al Matrooshi, de 27 anos, que é engenheira mecânica, se tornará a primeira mulher na história da cultura árabe a fazer parte de um projeto espacial. Após passar por diversas e incansáveis provas de capacidade física, mental, acadêmica e técnica, Matrooshi foi escolhida entre 4 mil candidatos.  

Com isso, ela se juntará a outros três selecionados dos Emirados Árabes que receberão, ou receberam, treinamento da NASA.