Notícias » Brasil

Primeira mulher presidente da Sociedade Brasileira de Física é eleita após 55 anos

Débora Peres Menezes, professora da UFSC, é a primeira mulher a ocupar o cargo na história da instituição

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/06/2021, às 09h11

Professora Débora em fotografia
Professora Débora em fotografia - Divulgação/Débora Peres Menezes/Arquivo Pessoal

Pela primeira vez na história, uma mulher foi eleita para o cargo de presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF). A escolhida é Débora Peres Menezes, que faz parte do departamento de física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde leciona desde o ano de 1992. As informações são do portal G1.

A eleição se deu na última quinta-feira, 18, sendo que o resultado foi divulgado pela universidade ontem, 21. A cerimônia de posse, que será transmitida pelas redes sociais da SBF, ocorrerá virtualmente no dia 16 de julho e, a partir de então, se seguirão dois anos de gestão. 

"Ser a primeira mulher eleita é inusitado. Já deveria ter havido outras mulheres de 1966 para cá. Mas é uma honra e eu espero que eu seja só a primeira de outras mulheres que venham a assumir este cargo", declarou Menezes. Ela possui graduação e mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em Oxford na Inglaterra, além de pós-doutorado pela Universidade de Coimbra, em Portugal.

Segundo declarou a professora ao G1, candidatar-se à eleição não estava em seus planos. "Na hora de se formar a chapa se esperava que o atual vice-presidente concorresse, mas ele optou por não fazer isso. E dos membros da diretoria eu era a mais sênior", explicou.

"Acabei concordando porque veio um argumento que dizia assim: 'Você fica o tempo todo dizendo que as mulheres não têm posição de liderança e aí quando aparece uma oportunidade, muitas delas pulam fora e você vai desistir?' Esse argumento foi decisivo para eu me candidatar", disse Débora. Agora eleita, ela planeja uma gestão que fortaleça a ciência brasileira e que esteja sempre em comunicação com a sociedadade.