Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Líbia

Primeiro-ministro líbio sofre tentativa de assassinato, diz fonte

Abdulhamid al-Dbeibah estaria em seu carro quando teria sido surpreendido com tiros

Redação Publicado em 10/02/2022, às 11h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O premiê líbio Abdulhamid al-Dbeibah - Wikimedia Commons / Government.ru
O premiê líbio Abdulhamid al-Dbeibah - Wikimedia Commons / Government.ru

O primeiro-ministro da Líbia, Abdulhamid al-Dbeibah, sofreu uma tentativa de assassinato na manhã desta quinta-feira, conforme afirma uma fonte do governo próxima ao político. Ele teria sido surpreendido por atiradores quando voltava para casa em seu carro. Os agressores fugiram.

A TV Al Jazeera mais tarde veiculou imagens do veículo que dizem ser de Dbeibah com o que parecia ser uma marca de bala no para-brisa e mais duas outras marcas no farol e no chassi. O primeiro-ministro, felizmente, não ficou ferido. As informações são da agência de notícias Reuters. 

O incidente, caso confirmado, poderá levar a um agravamento da crise política no país, que há anos sofre com disputas de facções pelo controle do governo líbio. Tudo se tornou ainda pior depois que Abdulhamid declarou que ignoraria uma votação agendada pelo Parlamento do leste para substituí-lo.

Desde o levante de 2011 apoiado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra Muammar Gaddafi, o país tem enfrentado uma enorme instabilidade. Em 2014, o território foi dividido entre facções no leste e no oeste.