Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa Francisco

Processo de beatificação de padre brasileiro é autorizado pelo Papa Francisco

Papa Francisco reconheceu as virtudes do religioso mineiro, nesta sexta-feira, 5

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/08/2022, às 19h16

Papa Francisco durante missa, no Canadá - Getty Images
Papa Francisco durante missa, no Canadá - Getty Images

A promulgação do decreto que reconhece as heroicas virtudes do padre brasileiro Vítor Coelho de Almeida foi autorizada pelo papaFrancisco nesta sexta-feira, 5.

Tal procedimento autoriza o início formal dos processos de beatificação e canonização, pois comprova os requisitos de vida necessários para isso. Padre Vítor passa de “servo de Deus” para “venerável”.

O homem teve um papel importante durante a ditadura militar, atuando sempre com o bem e buscando trazer coisas boas para as pessoas, segundo informações do Uol.

Padre brasileiro

Nascido em Sacramento (MG), em setembro de1899, o padre foi sacerdote da Congregação do Santíssimo Redentor e prestou serviço pastoral no Santuário de Aparecida (SP). Porém, padre Vítor ficou marcado principalmente por seu trabalho da Rádio Aparecida, em que participou desde sua fundação, em 1951.

Sendo a principal voz da rádio, o religioso fez um discurso, em 1969, comentando a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o que resultou na suspensão das transmissões da rádio durante a ditadura militar, por considera-la “subversiva”.

Padre Vítor faleceu em Guaratinguetá, em São Paulo, em 21 de julho de 1987.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.