Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Unido

Produtos farmacêuticos são detectados na vida marinha das águas costeiras do Reino Unido

Um novo estudo revelou diversos produtos farmacêuticos na vida marinha das águas costeiras do Reino Unido, incluindo drogas poderosas; entenda!

Rio no Reino Unido em que substâncias foram encontradas - Reprodução / Vídeo / CNN Brasil
Rio no Reino Unido em que substâncias foram encontradas - Reprodução / Vídeo / CNN Brasil

Um estudo alarmante da Universidade de Portsmouth e da Universidade Brunel de Londres revela a presença de cocaína, ecstasy, metanfetamina e outros produtos farmacêuticos na vida marinha das águas costeiras do Reino Unido. A descoberta, feita por meio da coleta de amostras pelos próprios cidadãos, levanta preocupações urgentes sobre o impacto da poluição na saúde humana e no meio ambiente.

“Encontramos cocaína em organismos marinhos, encontramos MDMA, encontramos metanfetamina. Estão nos caranguejos, nas ostras, nas algas marinhas, nos vermes que vivem nos sedimentos”, disse o professor Alex Ford, biólogo marinho da Universidade de Portsmouth para a Reuters.

A iniciativa, denominada "Cidadãos Cientistas", mobilizou voluntários locais, muitos deles nadadores regulares, que se uniram por preocupação com a qualidade da água. As análises revelaram níveis preocupantes de químicos potencialmente nocivos, levando alguns, como Rob Bailey, a desistirem do esporte que tanto amavam, segundo a CNN Brasil.

“Na verdade, parei de nadar”, disse Rob Bailey, cofundador da Clean Harbors Partnership, um grupo de entusiastas dos esportes aquáticos que se uniram para investigar a situação. “Todo o meu grupo foi dissolvido por causa do problema”, disse ele.

Se alguém jogasse esgoto no seu campo de críquete, você não ficaria muito feliz, ou no seu campo de futebol, você não ficaria muito feliz, não é? Mas o mesmo aconteceu aqui com as nossas atividades de natação”, continuou.

Multa milionária

Em 2021, a Southern Water, empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto da região, foi multada em um recorde de £90 milhões por mais de 50 infrações de lançamento ilegal de esgoto no meio ambiente entre 2010 e 2015. No entanto, os pesquisadores alertam que o problema vai além do esgoto não tratado.

O estudo, ainda em andamento, busca aprofundar o conhecimento sobre os impactos da poluição por drogas e produtos farmacêuticos na vida marinha e no ecossistema costeiro do Reino Unido. Os resultados servirão de base para a criação de políticas públicas e medidas efetivas para a proteção do meio ambiente e da saúde pública.

“Se você enjaular um peixe a jusante de uma estação de tratamento de esgoto, ele começará a feminilizar dentro de algumas semanas. Se você der antidepressivos a um caranguejo ou a um peixe, ele mudará seu comportamento da mesma forma que foi projetado para mudar nosso comportamento se tomássemos esse medicamento”, disse o professor Ford.