Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Professor universitário e pesquisador sobre a covid-19 falece por complicações da doença

Luiz Ricardo Goulart Filho esteve envolvido em uma pesquisa para detectar o coronavírus através da saliva

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 26/10/2021, às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Professor e cientista Luiz Ricardo Goulart Filho - Marco Cavalcanti / UFU
Professor e cientista Luiz Ricardo Goulart Filho - Marco Cavalcanti / UFU

Um grande nome nas pesquisas sobre o coronavírus, o cientista e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Luiz Ricardo Goulart Filho faleceu no último domingo, 24, por complicações relacionadas à covid-19.

O pesquisador estava internado há quatro meses em uma unidade de saúde não informada e seu velório aconteceu ontem, na segunda-feira, 25. Luiz Ricardo Goulart Filho fazia parte de uma investigação para descobrir a possibilidade de detectar o vírus de covid-19, o SARS-CoV-2, através da saliva.

Segundo o portal G1, ainda em abril de 2020, a Universidade Federal de Uberlândia recebeu uma visita do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para conhecer esta pesquisa do Prof. Luiz Ricardo. O Ministério, na segunda-feira, emitiu uma nota de pesar em relação ao falecimento do pesquisador e Pontes lamentou a perda em seu Twitter.

Luiz Ricardo Goulart Filho era formado em Ciências Biológicas, pela Faculdade Educacional de Machado, e em Agronomia, pela Universidade Federal de Lavras.

Além de sua formação acadêmica, que ia até o pós-doutorado, o professor era coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Teranóstica e Nanobiotecnologia.