Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Professor que utilizou tirinhas de André Dahmer é demitido em Goiânia

Decisão gerou revolta entre os alunos; entenda!

Redação Publicado em 01/07/2022, às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Parte da prova aplicada aos alunos - Divulgação/ Redes Sociais
Parte da prova aplicada aos alunos - Divulgação/ Redes Sociais

O professor Osvaldo Machado da Silva Neto dava aulas de sociologia no Colégio Visão, localizado em Goiânia, capital de Goiás. No entanto, após utilizar duas tirinhas — críticas à violência policial e às críticas ao Estado laico — do cartunista André Dahmer em uma de suas provas, o colégio demitiu o educador; o que gerou até mesmo revolta entre os alunos.

A demissão ocorreu na última quarta-feira, 29, após diversas críticas ao professor serem postadas nas redes sociais. Osvaldo, por sua vez, disse que o uso das tirinhas já havia sido comunicado previamente à direção da escola, que não se posicionou contra. 

Considerei o motivo desproporcional", acrescentou o professor ao Correio Braziliense, sobre o motivo para a demissão.

A direção do Colégio Visão, por sua vez, afirmou em entrevista à UOL que possui um "código de conduta que veda manifestações políticas, partidárias ou ideológicas" na escola. "A direção do colégio mantém um canal de diálogo aberto com alunos e familiares, sempre pautando suas ações no Código de Conduta", complementa.

O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás emitiu uma nota de repúdio à demissão do professor de sociologia, e afirma ser "inaceitável" qualquer interferência nos conteúdos em sala de aula.

É intolerável a exposição indevida do professor, pois a sua imagem, honra, liberdade de expressão e de ensinar são direitos humanos fundamentais e irrenunciáveis", afirmam.

"A sociologia é, de forma bem simplória, o estudo das relações sociais e o estudo sobre o desenvolvimento da sociedade, com apoio na antropologia, psicologia, ciências econômicas e ciências políticas. Sua principal função é permitir aos estudantes confrontar dados e informações com bases científicas e consolidadas. A sociologia não é direcionada a agradar uma parcela da população", complementaram, de acordo com a UOL.

O cartunista

Em seu Twitter, em apoio ao professor, o cartunistaAndré Dahmer criticou o Colégio Visão, apontando que alguns de seus trabalhos aparecem frequentemente em concursos públicos e vestibulares. Ainda citou um exemplo em que um dos quadrinhos foi tema para redação do Enem, em 2011.

Os estudantes do colégio, por sua vez, realizaram protestos na quarta-feira após a demissão do professor Osvaldo. Em carta, afirmaram que "Osvaldo estava apenas cumprindo seu trabalho, ato que faz com excelência, sendo indispensável para a formação de cidadãos conscientes, atentos e participativos."