Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Projeto propõe enviar ilustrações de humanos nus para o espaço

Proposta feita por cientistas quer despachar mensagem codificada em binário a “inteligências extraterrestres na galáxia Via Láctea”

Redação Publicado em 09/05/2022, às 11h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay/LoganArt
Imagem ilustrativa - Pixabay/LoganArt

Um projeto desenvolvido por cientistas de diferentes instituições renomadas quer enviar uma mensagem codificada aos alienígenas que inclui desenhos de humanos nus, um mapa da Terra, ilustrações de DNA e mais.

Chamada de “A Beacon in the Galaxy” (BITG), a proposta contou o cérebro de 11 pesquisadores de organizações importantes como o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, segundo reportou a CNN Internacional.

A ideia, publicada no repositório de artigos científicos de acesso livre Arxiv na última semana, é despachar uma mensagem codificada em binário “desenvolvida para transmissão a inteligências extraterrestres na galáxia Via Láctea”.

A BITG deve enviar conceitos científicos, focando na matemática e física, além da forma humana. Espera-se que essa proposta seja mais inteligível à inteligência extraterrestre (ETI), como foi baseado em mensagens anteriores, em especial a de Arecibo.

No artigo, os especialistas explicaram que, “embora o conceito de matemática em termos humanos seja potencialmente irreconhecível para a ETI, o sistema binário provavelmente é universal em toda a inteligência”.

“A mensagem é simples, mas significativa”, escreveram, acrescentando que o objetivo da proposta é “iniciar um diálogo com a ETI — não importa o quão longe no futuro isso possa ocorrer”.

Devem ser enviados uma ilustração do sistema solar, um mapa da terra, um desenho de dois corpos humanos (um feminino e outro masculino), representações visuais da dupla hélice do DNA e de um átomo de hidrogênio, explicações visuais de álgebra e operações matemática, além de um carimbo de hora e outro de localização.

“Esta informação faz parte da expectativa básica de qualquer mensagem para uma ETI, pois permite o reconhecimento de nossa aparência — um detalhe de uma determinada ETI que sem dúvida seria de nosso interesse e relevante caso trocas sejam estabelecidas, ou algum dia nos encontraremos fisicamente”, completaram.