Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Petrópolis

Propriedades históricas são atingidas pelas chuvas em Petrópolis

Entre os locais afetados pelas enchentes estão o Palácio Rio Negro e a Casa da Princesa Isabel

Penélope Coelho Publicado em 18/02/2022, às 09h43

Casa da Princesa Isabel em Petrópolis - Divulgação/Wikimedia Commons/ Domínio Público
Casa da Princesa Isabel em Petrópolis - Divulgação/Wikimedia Commons/ Domínio Público

Na última terça-feira, 15, o município de Petrópolis, localizado na região serrana do Rio de Janeiro, foi atingido por fortes chuvas que geraram inundações, deslizamentos de terra e soterramentos. Até o momento, 120 mortes foram confirmadas, ao menos 116 pessoas estão desaparecidas e mais de 370 estão desabrigadas.

A tragédia na Cidade Imperial foi tamanha e atingiu também propriedades históricas, que remetem ao Brasil Império. As informações foram publicadas na última quinta-feira, 17, pelo jornal Extra.

Segundo revelado na reportagem, a Casa da Princesa Isabel foi uma das que foram atingidas pelas chuvas. Lama lixo e até mesmo um carro invadiram a exposição e o quintal da residência da filha do imperador D. Pedro II, que foi sucessora da corte.

Historicamente conhecida por abrigar presidentes da República, a casa de veraneio chamada de Palácio Rio Negro, também foi invadida pela água. A propriedade ficou alagada no piso térreo. No entanto, não teve o acervo comprometido.

De acordo com a publicação, o Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan) está em Petrópolis e irá avaliar se houve algum dano aos patrimônios históricos.