Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Proteção ao meio ambiente passa a fazer parte da Constituição italiana

A modificação do documento foi aprovada pela Câmara de Deputados na terça-feira, 8

Paola Orlovas, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/02/2022, às 15h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Getty Images
Imagem ilustrativa - Getty Images

Na última terça-feira, 8, a Câmara de Deputados italiana aprovou uma proposta de lei que modifica o texto da Constituição do país para incluir a proteção do meio ambiente, dos ecossistemas e da biodiversidade.

O texto modificará dois artigos constitucionais, o 9 e o 41, e foi aprovado com 468 votos a favor, um contra e seis abstenções. Ele, agora, diz que a iniciativa privada não poderá agir “de forma a prejudicar a segurança, a liberdade, a dignidade humana, a saúde e o meio ambiente”. As informações são da Ansa.

Roberto Cingolani, o ministro da Transição ecológica italiano comemorou o resultado favorável, destacando a importância que enxerga na modificação do texto:

Esta votação no Parlamento marca um dia memorável: aqui testemunho a presença do governo que acredita nesta mudança, graças ao qual a nossa República introduz a proteção do ambiente nos seus princípios fundamentais”, comemorou Cingolani.

Já o  ministro de Infraestrutura e Mobilidade Sustentável da Itália,Enrico Giovannini, a aprovação “é uma grande satisfação” e o seu ministério “já caminha na direção do desenvolvimento sustentável.”