Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Protótipo da SpaceX falha mais uma vez e explode durante teste

Após uma decolagem bem executada, o foguete que levaria passageiros até Marte não conseguiu aterrissar da forma esperada

Pamela Malva Publicado em 04/02/2021, às 11h30 - Atualizado às 11h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do momento da explosão do foguete - Divulgação
Imagem do momento da explosão do foguete - Divulgação

Fundada em 2002 por Elon Musk, a SpaceX vem tentando projetar um foguete que, em teoria, enviaria pessoas e 100 toneladas de carga para Marte e para a Lua. Testado na última terça-feira, 2, um protótipo do projeto, o Starship, explodiu durante o pouso.

Já é a segunda vez que a tentativa de decolagem de uma nave da empresa espacial não termina bem. Ocorrido em Boca Chica, no Texas, Estados Unidos, o mais recente teste durou pouco mais de 6 minutos entre o lançamento bem sucedido e a explosão.

Ao sair da plataforma, o foguete seguiu a trajetória planejada e, ao chegar ao pico do voo, desligou seus motores, planando por alguns segundos. O problema veio quando o Starship iniciou a sequência final de pouso, momento em que um de seus propulsores Raptor deixou de funcionar, guiando o protótipo para uma queda destrutiva.

Ao chegar no chão, o foguete explodiu em uma imensa bola de fogo, observada de longe pelos profissionais da SpaceX. Por sorte, o teste não contava com qualquer tripulação e, portanto, ninguém se feriu durante ou após o acidente.