Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Protótipo de carro voador completa 35 minutos de viagem durante teste

Batizado de AirCar, o veículo híbrido foi colocado à prova na última segunda-feira, 28, na Eslováquia. Confira o vídeo!

Pamela Malva Publicado em 01/07/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do carro durante voo - Divulgação/ Vídeo/ KleinVision
Imagem do carro durante voo - Divulgação/ Vídeo/ KleinVision

Na última segunda-feira, 28, especialistas da empresa Klein Vision acompanharam o primeiro teste de um carro voador na Eslováquia. No total, o protótipo do AirCar, que conta com um motor BMW, ficou no ar por 35 minutos, segundo o Olhar Digital.

De acordo com os responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia, a trajetória que o carro percorreu era entre o Aeroporto Internacional de Nitra e o Aeroporto de Bratislava, a capital eslovaca. São cerca de 100 quilômetros de distância entre os dois pontos.

Movido à gasolina, o carro voador pode alcançar 2,5 mil metros de altitude e tem a capacidade de percorrer até mil quilômetros. Quando está no chão, o veículo é conversível e abre suas asas ainda em terra para alçar voo.

Ainda que esse seja o primeiro voo teste do protótipo, já é o 142º pouso de sucesso do AirCar, de acordo com a própria Klein Vision. Com capacidade de transportar duas pessoas, somando até 200 kg, o carro pode chegar a uma velocidade de 170 km/h no ar.

“Depois de pousar, com o clique em um botão a aeronave se transformou em um carro esportivo em menos de três minutos e foi dirigido pelo centro de Bratislava, reduzindo o tempo médio de viagem do aeroporto em Nitra em um fator de dois”, explicou a empresa, em vídeo divulgado após o teste bem sucedido.

Atualmente, o veículo voador da Klein Vision, que tenta desenvolver o modelo desde 2017, é protegido por 12 patentes e já custou mais de 1,7 milhão de euros. Por enquanto, no entanto, ele não tem a capacidade de decolar ou pousar verticalmente, então exige uma pista de manobras para que possa funcionar.