Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Putin estaria mal informado e distante do Estado-Maior, segundo os EUA

'Temos informações de que Putin acredita que o Exército russo o enganou', disse a diretora de Comunicação da presidência americana

Redação Publicado em 31/03/2022, às 08h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vladimir Putin - Getty Images
Vladimir Putin - Getty Images

Com base em relatórios de inteligência, a Casa Branca afirmou na última quarta-feira, 30, que o presidente russo, Vladimir Putin, estaria mal informado sobre o desenvolvimento da guerra contra a Ucrânia e que suas relações com seu Estado-Maior estariam abaladas.

"Temos informações de que Putin acredita que o Exército russo o enganou, o que tem provocado uma tensão contínua com seu estado-maior", disse Kate Bedingfield, diretora de Comunicação da presidência americana, durante coletiva de imprensa.

"Um dos calcanhares de Aquiles das autocracias é que nestes sistemas não há mais ninguém que diga a verdade ao poder da vez ou que tenha a possibilidade de fazê-lo. E acho que esse é um fenômeno que vemos na Rússia agora", declarou o secretário de Estado americano, Antony Blinken, conforme informações do UOL.

"Do nosso ponto de vista, Putin é enganado por seus assessores sobre o mau desempenho das forças armadas russas e a severidade do impacto das sanções na economia russa porque seus principais assessores têm medo de lhe dizer a verdade", disse, mais cedo, um funcionário do alto escalão que não teve a identidade revelada.

"Putin nem sequer sabia que seu exército estava recrutando e perdendo conscritos na Ucrânia, o que demonstra uma clara interrupção no fluxo de informação confiável que chega ao presidente russo", apontou ele.

De acordo com o portal de notícias, o diretor de comunicações da agência de inteligência britânica, Jeremy Fleming, afirmou durante encontro na Austrália que Putin subestimou a não apenas a resistência ucraniana, mas também a força da coalizão internacional contra a Rússia e o impacto das sanções.