Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vladimir Putin

Putin se pronuncia sobre adesão da Ucrânia à União Europeia: 'Não temos nada contra'

Putin fez comentários sobre o recente episódio durante sessão plenária do Fórum Econômico Internacional

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/06/2022, às 18h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Putin em evento público, em 2022 - Getty Images
Putin em evento público, em 2022 - Getty Images

Depois que a Comissão Europeia recomendou a concessão do status de candidato à Ucrânia, em plena ofensiva militar russa, o presidente russo,Vladimir Putin, garantiu que a Rússia não tem "nada contra" uma eventual adesão da Ucrânia à União Europeia (UE).

Na sessão plenária do Fórum Econômico Internacional de São Petesburgo, nesta sexta-feira, 17, Putindisse: "Não temos nada contra, aderir a uniões econômicas é uma decisão soberana (...). É um assunto seu, um assunto do povo ucraniano”.  Ele também se referiu ao pacto de defesa transatlântico liderado pelos Estados Unidos, que Kiev esperava aderir: "Ao contrário da Otan, a UE não é uma aliança militar”.

"No que diz respeito à integração econômica, a escolha é deles", insistiu Putin, que ordenou a intervenção militar na Ucrânia, em 24 de fevereiro, insistindo na necessidade de defender a minoria de língua russa no leste dos “neonazistas”, como ele chama o governo de Kiev.

Dúvidas sobre a adesão

O presidente da Rússia, no entanto, afirmou que, se a UE admitir a Ucrânia, "se tornará uma semicolônia" dos países ocidentais. "Esta é a minha opinião", disse. Algumas horas antes, a diplomacia russa acusou a UE de manipular a Ucrânia com tal ideia da adesão.

A porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que os países ocidentais manipulam essa ideia de adesão ucraniana e participação há anos e, desde então, “a Ucrânia foi de mal a pior”.