Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

Quadro do pintor Basquiat é leiloado por 230 milhões de reais

O evento foi realizado na última terça, 23, pela casa de leilões Christie's em Hong Kong

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/03/2021, às 09h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O quadro 'Warrior', de Basquiat - Divulgação
O quadro 'Warrior', de Basquiat - Divulgação

Foi realizado na última terça-feira, 23, o leilão de “Warrior”, famoso quadro do pintor americano Jean-Michel Basquiat pintado no ano de 1982. O evento foi realizado em Hong Kong pela Christie's, que esperava um valor entre 31 milhões e US$ 41 milhões. Entretanto, segundo o UOL, a obra ainda superou as expectativas e foi arrematada por 41,8 milhões de dólares, o que equivale a 229 milhões de reais.

Com isso, o valor logo se tornou o mais alto já pago em uma obra do ocidente na Ásia. Segundo informou a Christie's em comunicado, "Warrior" foi vendido após "um intenso cabo de guerra no leilão, com duração de dez minutos, entre Hong Kong e Nova York".

Em 2012, o quadro havia sido vendido para um colecionador americano na Sotheby's de Londres pelo preço de 8,7 milhões de dólares, o que dá 47,9 milhões em reais. Contudo, as obras de Basquiet foram ainda mais valorizadas nos últimos anos, principalmente em razão da demanda por obras de artistas ocidentais na Ásia.

"'Warrior', de Jean-Michel Basquiat, é um retrato imponente e autoritário, que demonstra amplamente porque este artista é considerado um dos pintores mais importantes", declarou a casa de leilões.

A obra pintada em acrílico e spray sobre madeira realiza uma crítica à desigualdade social e à falta de representação dos negros na arte.