Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

Quadro em cabeceira de cama de idosa londrina pode ser obra-prima do Renascimento

Valiosa pintura provavelmente feita no século 16 foi avaliada em elevado preço

Redação Publicado em 13/06/2022, às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura encontrada na casa da idosa em Londres - Divulgação/Dawsons Auctioneers
Pintura encontrada na casa da idosa em Londres - Divulgação/Dawsons Auctioneers

Pensando se tratar de um quadro qualquer, uma idosa de 90 anos, moradora de Londres, na Inglaterra, pendurou a pintura herdada de seu pai na cabeceira de sua cama há décadas, local de onde o item não saiu.

Foi apenas quando Siobhan Tyrrell, que avalia potenciais obras para a casa de leilões Dawsons Auctioneers, foi até a casa da senhora que o verdadeiro valor do artefato foi finalmente revelado.

Segundo a revista Galileu, o quadro foi avaliado em £255 mil, cerca de R$ 1,5 milhão, por possivelmente ter sido pintado no século 16 por um seguidor do artista renascentista Filippino Lippi.

“A maior parte do conteúdo da casa era de valor relativamente baixo, então, quando entrei no quarto dela, fiquei totalmente chocada”, relembrou Tyrrell.

A obra

O quadro descoberto na casa da idosa pelo funcionário da casa de leilões é uma pintura a óleo sobre tela que mostra uma Virgem Maria segurando o menino Jesus, que brinca com dois anjos.

O quadro foi herdado pela idosa há mais de três décadas, quando ela o recebeu do pai, tendo deixado a Itália ainda jovem. Hoje, ela sofre de demência e a família encontra dificuldade em pagar os tratamentos.