Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mona Lisa

Quadro Mona Lisa será realocado; saiba para onde pintura está sendo levada

Feita entre os anos de 1503 e 1506 por Leonardo da Vinci, a Mona Lisa é uma das mais icônicas pinturas da história da arte

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 03/05/2024, às 07h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mona Lisa no Museu do Louvre - Getty Images
Mona Lisa no Museu do Louvre - Getty Images

Mona Lisa, um dos quadros mais icônicos da história da arte, poderá ser realocado no Museu do Louvre. O local atrai anualmente cerca de 10 milhões de visitantes que buscam contemplar pessoalmente a beleza do quadro renascentista feito entre 1503 e 1506 por Leonardo da Vinci.

Ao longo dos anos, a posse da Mona Lisa, também conhecida como La Gioconda, mudou várias vezes de mãos. Após a morte de da Vinci em 1519, o quadro passou para seu discípulo, Salai, e eventualmente chegou às mãos do rei Francisco I da França. Posteriormente, durante o reinado de Luís XIV, foi transferido para o Palácio de Versalhes, até encontrar seu lar atual no Museu do Louvre.

Insatisfação dos turistas

No entanto, muitos turistas têm expressado insatisfação devido à distância e ao espaço limitado que impedem uma visualização mais próxima da obra.

De acordo com o portal O Globo, em resposta a essas preocupações, a diretora do museu, Laurence des Cars, anunciou a decisão de realocar a Mona Lisa para uma sala própria no porão do museu.

Essa mudança visa proporcionar uma experiência mais satisfatória aos amantes da arte, permitindo-lhes apreciar a obra com mais espaço e conforto. A nova sala será espaçosa, com a Mona Lisa protegida atrás de um vidro de segurança, garantindo sua preservação enquanto oferece aos visitantes a oportunidade de contemplar essa obra-prima sem as multidões e as limitações do espaço anterior.