Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

Quadro original de Salvador Dalí é encontrado em brechó nos Estados Unidos

No estado da Carolina do Norte, uma mulher que trabalhava como voluntária no local foi responsável pela descoberta da valiosa obra de arte

Isabela Barreiros Publicado em 25/03/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A gravura de Salvador Dalí encontrada nos Estados Unidos - Divulgação/National Public Radio
A gravura de Salvador Dalí encontrada nos Estados Unidos - Divulgação/National Public Radio

É possível encontrar quase de tudo em brechós. Objetos usados são muitas vezes acumulados nesses locais, e alguns itens valiosos às vezes passam despercebidos em meio a outras peças. Um desses casos aconteceu nos Estados Unidos, onde uma obra de arte, anteriormente perdida, foi descoberta.

Trata-se de uma xilogravura original do artista espanhol Salvador Dalí, que foi encontrada no brechó Hotline Pink Thrift Store, no estado norte-americano da Carolina do Norte. Wendy Howkins foi responsável por identificar o quadro ao trabalhar no local duas vezes por semana como voluntária.

"Às vezes, quando pinturas ou quadros estão em molduras quebradas, — e ele [o original Dalí] estava meio sujo, — elas passam despercebidas", afirmou Howkins à imprensa local. Segundo ela, a valiosa gravura estava alinhada no chão do local juntamente com várias outras pinturas, que provavelmente não tinham a mesma importância.

Quando a descobriu, Howkins imediatamente pensou em leva-la para análise em uma galeria de arte próxima. Ela pediu que a diretora do local, Madeline Smith a avaliasse e, após uma semana de considerações, a conclusão foi a de que se tratava realmente de um Dalí. De acordo com Smith, "Dalí é muito difícil de autenticar porque há muitas nuances em seu trabalho". 

Não se sabe como era foi parar no brechó, mas é possível dizer que o quadro data da década de 1950 e é uma aquarela feita com xilogravuras, que representa duas pessoas — uma figura feminina vestida de azul ao lado de outra masculina, dessa vez, de vermelho. Acredita-se também que ela faça parte de uma série de 100 pinturas feitas pelo artista naquela mesma época, que descrevem a Divina Comédia de Dante Alighieri.