Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Picasso

Quadro 'sumido' de Picasso pode estar na casa da ex-mulher de antigo ditador das Filipinas

Vídeo que mostra Imelda Marcos e o filho chamou atenção ao revelar a suposta peça na parede

Redação Publicado em 15/05/2022, às 11h14

Registro que causou polêmica - Divulgação/Vídeo/Youtube
Registro que causou polêmica - Divulgação/Vídeo/Youtube

Ex-primeira-dama das Filipinas, Imelda Marcos causou polêmica neste final semana. Um vídeo que a mostra Marcos comemorando a vitória de seu filho, Ferdinand 'Bongbong' Marcos Jr, para presidente, parece revelar o paradeiro de um quadro desaparecido do artista Pablo Picasso. Ela é viúva de Ferdinand Marcos, ex-ditador filipino.

Conforme repercutido pelo Splash, do UOL, os registros mostram o filho na casa da mãe. Gravados pela família, o detalhe que realmente chamou atenção é a presença da obra Femme Couchée VI ('Mulher Reclinada Vi', em tradução livre), feita pelo artista. Contudo, não se sabe é o quadro de fato ou uma réplica.

Vale ressaltar que o quadro original é um dos que foram alvo de apreensão pelas autoridades que investigavam corrupção no ano de 2014.

De maneira ilegal?

Um antigo funcionário da Comissão Presidencial de Bom Governo do país, por outro lado, confirma que, de fato, se trata da pintura. Ele explica que ela é uma das 160 obras de arte que a família do ex-ditador Ferdinand Marcos teria comprado de maneira ilegal.

O The Guardian levanta outro ponto. O veículo ressalta que a captura da obra de Picasso aumenta as suspeitas de que a família do ex-ditador poderá usar o poder para dificultar ainda mais o que tem sido feito para 'resgatar' o quadro comprado de maneira ilegal.