Notícias » Entretenimento

Quais atores da primeira versão de 'Pantanal' estarão no remake?

A TV Globo anunciou que lançará sua versão da clássica novela da Rede Manchete no próximo dia 28 de março

Wallacy Ferrari Publicado em 20/02/2022, às 10h00 - Atualizado em 25/03/2022, às 10h00

Personagens 'Juma' e 'Jove' em cena de 'Pantanal'
Personagens 'Juma' e 'Jove' em cena de 'Pantanal' - Divulgação / Bloch

Com grandes nomes em seu elenco, a novela 'Pantanal' surpreendeu o público brasileiro em 1990 a ponto de bater, pela primeira vez em décadas, a audiência do horário nobre da TV Globo, sendo originalmente transmitida pela extinta Rede Manchete na faixa das 21h30.

Abusando de paisagens naturais capturadas em meio ao bioma brasileiro que dá nome a produção, marcou a história da televisão brasileira a ponto de ser novamente requisitada, mais de 30 anos depois, por sua rival, que anunciou a produção de uma nova novela das 21h usando o roteiro original de Benedito Ruy Barbosa, prevista para estrear no próximo dia 28 de março.

Contudo, algumas das estrelas que compunham o casting da Rede Manchete na época estão atualmente na Globo, podendo ser alguns dos únicos a participar de ambas as versões – tanto na original de 1990 quanto na nova, de 2022. Um deles é consolidado na emissora; Marcos Palmeira está confirmado e ainda dá continuidade a um personagem que fez na versão antiga.

Marcos Palmeira antes e depois com personagens de 'Pantanal' / Crédito: Divulgação / Globo / Bloch

No remake, ele dará a vida para José Leôncio. Curiosamente, na versão original, ele interpretou Tadeu Leôncio, afilhado de José, que era personificado pelo falecido ator Cláudio Marzo. Tal personagem descobre, no decorrer da trama, que tinha um filho legítimo, chamado José Lucas.

José Lucas, no enredo original, também era interpretado por um ator que estará presente na nova produção; Paulo Gorgulho deu vida ao rapaz fruto de um relacionamento de Leôncio com uma prostituta e, com o remake, será o peão Ceci, o fiel companheiro de Joventino. José Lucas, por sua vez, será interpretado por Irandhir Santos.

Paulo Gorgulho antes e depois com personagens de 'Pantanal' / Crédito: Divulgação / Globo / Bloch

Outro ator que terá presença confirmada é Gabriel Sater. Este NÃO fez parte da transmissão original da novela na Rede Manchete, mas protagoniza uma curiosidade interessante: ele herdará o papel do pai.

O cantor Almir Sater interpretou Trindade, o vileiro parceiro de Tibério, personagem de Sérgio Reis, na primeira versão. Contudo, filho e pai contracenarão juntos no remake, agora com Almir no papel do peão Eugênio, com menos protagonismo na versão contemporânea.

Almir Sater antes e depois com personagens de 'Pantanal' / Crédito: Divulgação / Globo / Bloch

De acordo com o portal GShow, a nova versão da produção chega à TV no 28 de março, já parcialmente gravada entre os Estúdios Globo, antigo Projac, localizado no Rio de Janeiro, e em paisagens reais do pantanal brasileiro, rodadas na região rural no Mato Grosso do Sul.