Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coronavírus

Quais são as diferenças entre os sintomas da gripe e Covid-19?

Em meio à pandemia, um novo surto de influenza vem gerando dúvidas; entenda

Penélope Coelho Publicado em 27/12/2021, às 09h12 - Atualizado às 10h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de uma pessoa fazendo teste - Getty Images
Imagem meramente ilustrativa de uma pessoa fazendo teste - Getty Images

Recentemente, um novo surto de gripe vem gerando alerta em diversas capitais do Brasil. Em meio à pandemia do novo coronavírus e com o avanço da nova variante Ômicron, os sintomas das doenças podem se confundir.

Os indícios mais comuns das enfermidades são febre, tosse, fadiga, dor de garganta, dores no corpo, dor de cabeça, vômitos e diarreias. Esses sintomas podem aparecer em ambos os casos.

De acordo com uma reportagem publicada no último domingo, 26, pelo jornal O Globo, o infectologista Celso Granato, diretor clínico do Grupo Fleury, informa que os sintomas da gripe são mais persistentes e intensos, entretanto, a influenza H3N2 é menos letal que a Covid-19.

Ainda segundo o médico, outra diferença está na perda do paladar e olfato que acontece em casos positivos para o novo coronavírus. Além disso, as febres causadas em caso de gripe costumam ser mais altas.

De qualquer maneira, as autoridades da saúde aconselham veementemente que, com a presença de qualquer sintoma, o paciente procure um profissional e realize testes para identificar de qual doença se trata.