Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Mais lidas: Quais são os sons de Marte?

Estudo aponta que percepção do como se ouve é diferente no Planeta Vermelho, que possui uma característica muito peculiar

Fabio Previdelli Publicado em 04/04/2022, às 10h01 - Atualizado em 10/04/2022, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Em fevereiro do ano passado, a NASA divulgou os primeiros registros sonoros que o rover Perseverance fez de Marte. Agora, as gravações ajudaram os cientistas a entender melhor como as coisas funcionam no Planeta Vermelho. 

Com isso, foi possível determinar, por exemplo, que a velocidade do som é diferente por lá do que se comparado com a Terra — em Marte o som é mais lento. Além do mais, dependendo da estação do ano, a variação sonora é diferente, sendo que o silêncio domina a maior parte do tempo.

Segundo estudo publicado na revista Nature na última sexta-feira, 1, a atmosfera do Planeta Vermelho, que é composta, principalmente, de dióxido de carbono, faz com que o som viaje de maneira mais lenta. Para se ter ideia, a velocidade do som por aqui é de cerca de 343 metros por segundo, enquanto em Marte varia entre 240 e 250 m/s. 

Por conta do silêncio absoluto que toma conta do planeta, os pesquisadores acreditavam que o microfone do rover Perseverance pudesse estar quebrado. "Uma das características mais marcantes das gravações sonoras é o silêncio que parece prevalecer em Marte", aponta Sylvestre Maurice, astrofísico da Universidade de Toulouse, na França, e principal autor do estudo.

Marte é muito quieto por causa da baixa pressão atmosférica”, explica Baptiste Chide, que também participou da pesquisa. 

Entretanto, Marte pode não ser tão silencioso assim durante todo o tempo. Com a mudança das estações, que ocorrerá nos próximos meses, o planeta poderá ficar mais “barulhento”, apontam os pesquisadores. 

“Estamos entrando em uma temporada de alta pressão. Talvez o ambiente acústico em Marte seja menos silencioso do que quando pousamos", completa Chide.