Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Câmara norte-americana aprova impeachment de Donald Trump. Entenda o processo

Durante a votação, 232 deputados foram a favor do afastamento do presidente, enquanto outros 197 foram contra

André Nogueira e Pamela Malva Publicado em 14/01/2021, às 10h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Donald Trump, presidente dos EUA - Divulgação
Fotografia de Donald Trump, presidente dos EUA - Divulgação

Dias antes de deixar a presidência dos Estados Unidos, Donald Trump recebeu uma notícia inesperada. Nesta quarta-feira, 13, ele se tornou o primeiro presidente da história do país com dois processos de impeachment aprovados na Câmara.

O mandato do republicano está acabando, mas isso não impediu que 232 deputados votassem a favor de seu afastamento do cargo. Destes, 10 políticos eram membros do mesmo partido de Trump. Outros 197 deputados votaram contra o impeachment.

Ainda que, da primeira vez, o presidente tenha sido declarado culpado por abuso de poder e obstrução ao Congresso, a história deste ano é diferente. Segundo as acusações, Trump foi considerado culpado por incitar a violência, atitude que acabou culminando na invasão do Capitólio, episódio que chocou o país no dia 6 de janeiro.

Donald Trump em aparição pública / Crédito: Getty Images

Pouco antes da decisão, na terça-feira, 12, Trump se manifestou pela primeira vez desde a invasão. Aos jornalistas, ele afirmou que o novo processo nada mais é do que a "continuação da maior caça às bruxas da história da política", como afirma desde 2019.

Agora, o pedido de afastamento do republicano será encaminhado ao Senado. Caso seja aprovado, será um acontecimento inédito na história da política do país. A situação, contudo, é bastante distinta, já que o republicano pode deixar o cargo antes mesmo que o pedido de impeachment chegue ao Senado.

A relação de Donald Trump com a polícia norte-americana, então, depende apenas dos senadores de ambos os partidos. Isso porque, nos Estados Unidos, um presidente só é afastado definitivamente depois que o processo é aprovado pelo Senado.

Câmara dos Representantes dos EUA / Crédito: Wikimedia Commons 

Saiba mais sobre o processo de Impeachment

Os sistemas jurídicos dos EUA e do Brasil são consideravelmente diferentes, mas ambos compartilham uma mesma matriz legal que produzem semelhanças: a república presidencialista. Assim, alguns institutos legais dos países são comparáveis.

Um desses artifícios é o processo de impeachment do presidente. Também conhecido como impedimento. No Brasil, esse recurso já derrubou dois presidentes brasileiros, Fernando Collor, que renunciou mas teve o proceso efetivado, e Dilma Rousseff.

A decisão da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos de ontem, 18, ainda não retira Donald Trump da presidência, o que aconteceria no caso brasileiro. Esse é apenas o primeiro passo para a confirmação do impeachment. Trump permanece no cargo até ser julgado pelo Senado, e só assim poderá ser afastado do poder, dependendo dos votos da Casa no qual contém a maioria dos representantes.

Nos Estados Unidos, são três os presidentes que tiveram seus processos de impeachment aprovados pela Câmara. Andrew Johnson e Bill Clinton tiveram seus mandatos questionados por meio da votação que, no entanto, não acabou com seus governos. Nas duas situações, o Senado não chegou a completar a cassação dos cargos. Em um quarto caso, Richard Nixon ainda renunciou antes que a Câmara pudesse votar seu processo de impeachment. 

Votação do impeachment de Dilma Rousseff / Crédito: Câmara dos Deputados

Impeachment no Brasil x EUA

No Brasil, crimes de responsabilidade e descumprimentos da lei orçamentária são passíveis de processo. O impeachment estadunidense ocorre em casos de “traição, suborno ou outros altos crimes e contravenções”. 

As casas dos representantes nos dois países possuem papéis diferentes no processo de impeachment. Nos EUA, a Câmara possui poder de decisão em relação ao processo, ou seja, os votos dos deputados decidem apenas pela abertura do processo jurídico contra o governante, não o próprio impeachment. 

É diferente do Brasil, onde qualquer pessoa pode protocolar um processo de impeachment, e a Câmara dos Deputados deve votá-lo como forma de declarar aceito ou negado o movimento. No caso de continuidade, eles são responsáveis por estabelecer uma Comissão Especial.

No caso dos EUA, essa parte não é obrigatória, visto que a Constituição do país não estabelece procedimentos formais para o impeachment. 

Início do processo contra Fernando Collor de Melo / Crédito: Wikimedia Commons

Depois de aprovado

Aqui temos uma diferença essencial dos processos. No Brasil, ao ser aprovado na Câmara, o impeachment faz com que o presidente seja afastado temporariamente do  cargo, como ocorreu com Dilma Rousseff. Isso acontece para que o dirigente foque na sua defesa na votação do Senado, que instaura uma investigação com fins judiciais.

Se dois terços dos senadores aprovarem a saída, existe a perda do cargo e cassação de direitos. Nos EUA, a Câmara não tem esse poder de decisão: o presidente se mantém no cargo até ser plenamente derrubado apenas com a votação no Senado.

Já na segunda Casa legislativa, tanto no Brasil quanto nos EUA, são necessários dois terços dos votos totais para o afastamento definitivo do presidente. Por ação dele, é declarada a posse do vice-presidente.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obra disponíveis na Amazon:

Fogo e fúria: Por dentro da Casa Branca de Trump eBook Kindle, de Michael Wolff (2018) - https://amzn.to/39i0ucy

Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi eBook Kindle, de José Murilo de Carvalho (2019) - https://amzn.to/3drezru

O lulismo em crise: Um quebra-cabeça do período Dilma (2011-2016) eBook Kindle, de André Singer (2018) - https://amzn.to/2Uhw0ms

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W