Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Qual era a média de temperatura registrada durante a Era do Gelo? Cientistas encontraram a resposta

Para os especialistas, descobrir a temperatura global média do Último Máximo Glacial ajuda a entender a relação das mudanças climáticas

Penélope Coelho Publicado em 28/08/2020, às 14h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de um local repleto de gelo - Pixabay
Imagem meramente ilustrativa de um local repleto de gelo - Pixabay

De acordo com estudo publicado na conceituada revista Nature, na última quarta, 26, pesquisadores da Universidade do Arizona, Estados Unidos, descobriram quão fria foi a última Era do Gelo.

Os pesquisadores reuniram dados coletados em fósseis de plâncton oceânico e combinaram as informações recolhidas com simulações do modelo climático do Último Máximo Glacial — conhecido por ser o período correspondente à maior extensão de gelo do último período glacial, ocorrido entre 26.500 e 20 mil anos—. Através disso, os cientistas usaram a assimilação de dados — técnica conhecida na previsão do tempo — para chegarem a uma resposta.

Segundo os especialistas, a simulação revelou que a média da temperatura global há 20 mil anos era 6 ºC graus mais baixa do que a de hoje em dia, em comparação ao último estudo realizado sobre a temperatura global, onde a média do século 20 foi de 14 ºC graus. O novo estudo revelou que a média global durante a última era do gelo foi cerca de 7,8 ºC.

“Na América do Norte e na Europa, as partes mais ao norte estavam cobertas de gelo e eram extremamente frias. Mesmo no Arizona, houve um grande resfriamento [...] Mas o maior resfriamento ocorreu em latitudes elevadas, como o Ártico”, afirmou Jessica Tierney, professora do Departamento de Geociências da Universidade do Arizona. 

De acordo com os pesquisadores, saber a temperatura registrada naquela época é importante para realizar um cálculo sobre a sensibilidade climática, a fim de entender o quanto a temperatura global é alterada quando entra em contato com carbono na atmosfera.