Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Qual foi o melhor episódio do Linha Direta?

O programa, que marcou uma geração com reconstituições de casos macabros, pode voltar ao ar pela TV Globo

Wallacy Ferrari Publicado em 07/09/2022, às 14h27 - Atualizado às 21h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marcelo Rezende à frente do 'Linha Direta' - Divulgação / TV Globo
Marcelo Rezende à frente do 'Linha Direta' - Divulgação / TV Globo

O programa 'Linha Direta', transmitido pela TV Globo entre os anos de 1999 e 2007, voltou a ser debatido por portais especializados em assuntos da televisão brasileira após o jornal 'O Globo' divulgar que a emissora carioca está desenvolvendo um projeto de uma nova versão da atração, resgatando o sucesso obtido na virada do século.

O programa, que contou com Marcelo Rezende e Domingos Meirelles na apresentação, chamou atenção em reconstituições de grandes casos da esfera criminal no Brasil, não apenas chocando telespectadores pela fidelidade e pesquisa apurada, mas auxiliando autoridades brasileiras a encontrar mais de 400 criminosos foragidos, cujas faces foram divulgadas em rede nacional.

Em seus anos iniciais, no entanto, ela marcou a programação da Globo por mostrar também desastres naturais e de intervenção humana no programa, sendo alguns deles lembrados e reassistidos até os dias atuais com publicações no YouTube. 

Episódios marcantes

Um dos capítulos mais memoráveis foi o especial sobre o incêndio no Edifício Joelma, que matou 191 pessoas e deixou 300 feridas. Nele, não apenas é levantado o sofrimento das vítimas e trabalho de resgate, mas relações com a paranormalidade, fator que amedrontou muitos espectadores.

O caso 'Máscaras de Chumbo', em 1966, não foi diferente; Manoel Pereira da Cruz e Miguel José Viana morreram sob circunstâncias suspeitas ao serem encontrados de sobretudo e máscaras de chumbo, com bilhetes em um dos bolsos com coordenadas.

Na leva de casos explicados no 'Linha Direta', o acidente radioativo com Césio-137, causado por dois catadores de lixo em Goiânia no ano de 1987, também angariou espectadores ao retratar o perigo da intervenção manual em materiais nocivos à vida humana, com uma retratação completa desde a origem do contato ao material.

Não apenas casos acidentais, mas crimes causados por serial-killers; o episódio do Bandido da Luz Vermelha não apenas reproduziu os passos do criminoso, como exibiu a última entrevista de João Acácio Pereira da Costa, feita anos antes de seu óbito.

Qual destes episódios te marcou mais? Vote abaixo:

Qual o mais assustador caso já relatado no 'Linha Direta'?

  • Edifício Joelma
  • Bandido da Luz Vermelha
  • Césio 137
  • Máscaras de Chumbo