Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Animal

Quanto pesa a maior cobra já capturada na Flórida?

Biólogos descobriram píton fêmea que ainda contava com 122 ovos em desenvolvimento

Redação Publicado em 23/06/2022, às 11h49

Píton fêmea encontrada na Flórida, nos EUA - Divulgação/Conservancy of Southwest Florida
Píton fêmea encontrada na Flórida, nos EUA - Divulgação/Conservancy of Southwest Florida

Um time de biólogos da Flórida, nos EUA, transportou recentemente a maior cobra já capturada no estado norte-americano, considerada a píton birmanesa mais pesada descoberta na região.

Segundo um comunicado da Conservancy of Southwest Florida, a píton fêmea pesa 98 kg, medindo quase cinco metros de comprimento e ainda contava com 122 ovos em desenvolvimento quando foi encontrada.

Ian Bartoszek, biólogo da vida selvagem e gerente de projetos de ciências ambientais do programa de conservação, explicou ao The Guardian que foram usados transmissores de rádio em cobras macho para investigar os movimentos das pítons, especialmente durante o período reprodutivo.

“Como você encontra a agulha no palheiro? Você pode usar um ímã e, de maneira semelhante, nossas cobras-escoteiras machos são atraídas pelas maiores fêmeas ao redor”, relatou.

A descoberta da píton fêmea foi feita por meio de uma cobra identificada como Dionísio, que estava passando pelos Everglades ocidentais. As cobras geralmente são encontradas como parte do projeto de remoção de pítons da Flórida.

“Sabíamos que ele estava lá por um motivo, e a equipe o encontrou com a maior fêmea que vimos até hoje”, acrescentou Bartoszek.

Com a ajuda do estagiário Kyle Findley e do biólogo Ian Easterling, a equipe conseguiu capturar a cobra e levá-la até um caminhão. Segundo a National Geographic, remover as pítons invasoras é importante para diminuir o esgotamento da vida selvagem da área onde elas se reproduzem rapidamente.

Novo recorde

Antes da píton fêmea capturada recentemente, a maior cobra fêmea encontrada pelo programa da Flórida pesava 84 kg e, na época, chegou a ser considerada como a mais pesada já descoberta em todo o estado.